top of page
Foto do escritorIEFB

A FÉ BÍBLICA III




Querido e amado leitor(a), graça e paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Na segunda parte desta série de estudos sobre o texto de Hebreus 11, vimos como a fé verdadeiramente bíblica nos capacita a crer naquilo que não podemos contemplar com os nossos olhos físicos.

Agora, nessa terceira parte, veremos de quais maneiras a fé verdadeiramente bíblica nos torna capazes de viver para a glória de Deus

Vamos ao texto:

 

⁴ Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. ⁵ Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; "ele já não foi encontrado porque Deus o havia arrebatado", pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus. ⁶ Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. ⁷ Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. ⁸ Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. (Hebreus 1:4-7, Nova Versão Internacional)

 

Conforme podemos perceber no texto de Hebreus 11.4-7, a fé verdadeiramente bíblica nos capacita a glorificar ao nome de Deus através da nossa vida, das seguintes maneiras.

 

I. ADORANDO AO SENHOR DA FORMA E DA MANEIRA QUE ELE DESEJA – HEBREUS 11.4

 

Ao olharmos para o versículo 4 de Hebreus 11, podemos perceber que a primeira consequência de nutrirmos em nosso coração a fé verdadeiramente bíblica.

Através da fé transmitida a nós pela pregação do evangelho, nós somos capacitados a adorar ao Senhor da maneira que Ele merece. Para ilustrar esse fato, o autor da carta aos hebreus faz clara referência ao texto de Genesis 4.1-5.

Neste texto, temos o relato de Caim e Abel, filhos de Adão e Eva e o culto prestado por eles ao Criador dos Céus e da Terra. Ainda segundo este relato, vemos que enquanto a oferta de Caim foi rejeitada, a oferta de Abel foi agradável ao Senhor, isto porque ao oferecer o melhor do seu rebanho ao Senhor (v. 4 a), Abel estava cultuando a Deus da forma que Senhor merecia e desejava.

Ao oferecer a Deus os primeiros frutos do seu rebanho, Abel estava reconhecendo que Deus, na qualidade de criador de todas as coisas era digno da melhor adoração e do melhor louvor.

Percebemos ainda através do relata de Genesis 4 que enquanto Abel tinha como único objetivo de cultuar e agradar ao Senhor, seu irmão Caim, ofereceu sua oferta com o único objetivo de alcançar as bençãos de Deus em relação ao seu trabalho.

Quantos são aqueles que apesar de conhecerem o evangelho, tem seguido o exemplo de Caim, ao cultuarem a Deus não para adorar a Sua pessoa, mas sim para buscar os benefícios que só Deus pode dar. Que tomemos cuidado com o nosso coração, pedindo ao Senhor que nos ilumine sempre por meio do Espírito Santo para que possamos seguir sempre o exemplo de Abel, cultuando ao Senhor por aquilo que Ele é, reconhecendo que o Senhor é digno de toda a honra e de a glória.

Ademais, o relato de Genesis 4 nos ensina ainda que pela fé, Abel compreendeu que a humanidade poderia voltar a ter comunhão com Deus apenas através do sacrifício de um cordeiro, crendo que o redentor profetizado por Deus ao seu pai Adão (Genesis 3.14-15) haveria de salvar a humanidade da condenação do pecado através do Seu sangue.

Ele percebeu pela fé, que ao vestir seus pais com peles de animais (Genesis 3.21), o Senhor estava lhes ensinando que o único meio da humanidade voltar a ter comunhão com Deus seria através do sacrifício de um cordeiro. Cordeiro este que foi anunciado por João Batista, quando afirmou:

 

²⁹ "Vejam! [este] é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! ³⁰ Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. (João 1:29-30)

 

A bíblia nos revela, que apenas através do sangue do cordeiro de Deus nós podemos ser justificados perante o Senhor, sendo declarados por Ele como portadores de justiça. É somente por meio do cordeiro de Deus, é que nós podemos restabelecer a nossa comunhão o Senhor. Sobre isso, o apostolo Paulo declara:

 

²¹ Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, ²² justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. (Romanos 3:21-22)

 

II. ANDANDO COM DEUS EM TODA E QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA – HEBREUS 11.5-6

 

Continuando nosso estudo em relação a fé bíblica, voltemos nossa atenção aos versículos 5 a 6 de Hebreus 11, onde aprendemos que assim como Enoque, ao determos em nosso coração a fé bíblica, poderemos andar com Deus em toda e qualquer circunstância.

Ao citar o exemplo que nos foi deixado por Enoque, o autor de Hebreus tem em mente o breve relato da vida deste patriarca que está registrado nos versículos 21 e 22 do capítulo 5 de Genesis. Vejamos o que o autor nos relata:

 

²¹ Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. ²² Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. ²³ Viveu ao todo 365 anos. ²⁴ Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. (Genesis 5.21-24)

 

Ao observarmos o contexto deste texto, que está nos versículos 19 a 24 do capítulo 4, vemos Enoque, cujo pai era Caim, vivendo em meio a geração marcada pelo pecado e pela violência. Contudo, apesar de viver em uma sociedade totalmente corrompida pelo pecado, Enoque, rejeitando a influência de seus contemporâneos e de seu próprio pai, decide por caminhar com Deus até o fim de sua vida.

Tendo desprezado a cultura de seu tempo e a influência familiar, Enoque passa a cultivar pelo resto de sua vida a verdadeira fé no Criador que lhe fora transmitida pela pregação de seus antepassados. Devido a sua fidelidade com Deus, o Senhor arrebata a Enoque deste mundo, arrebatando-o deste mundo para viver em sua presença.

Do grego “metetethe”, arrebatar (na nova versão internacional) ou trasladar (nas versões almeida;) significa literalmente transpor de um nível mais baixo para um mais alto.

Portanto, percebemos que o versículo 5 do capítulo 11 da carta aos Hebreus, pela nossa fé no caráter e na fidelidade do Senhor, nos tornamos filhos de Deus (João 1.12-13).

Paulo nos ensina 1 Tessalonicenses 4.15-17 que se permanecermos firmes em nossa caminhada com Cristo, seremos um dia arrebatados deste mundo para viver eternamente no lugar onde o Senhor habita.

 

¹⁵ Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. ¹⁶ Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. ¹⁷ Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. (1 Tessalonicenses 4:15-17)

 

III. OBEDECENDO A PALAVRA DE DEUS EM TODO O TEMPO – HB 11.7

 

Tendo tratado do exemplo de Enoque o autor de Hebreus passa no versículo 7 do capítulo 11, do exemplo deixado a nós por Noé, nos revelando, através da vida deste importante patriarca, a terceira e última lição a respeito da capacidade que a fé genuinamente bíblica nos proporciona quando a nutrimos em nosso coração.

Por meio do exemplo de Noé, o autor da carta aos Hebreus, nos revela que através da fé que nos é transmitida pela verdadeira pregação do evangelho, nos tornamos capazes de obedecer a palavra de Deus em todo o tempo.

No versículo 7, o autor de Hebreus nos chama a atenção para um fato muito importante: devido ao seu temor ao Senhor, Noé ouve e obedece a tudo quanto o Senhor lhe ordenara fazer.

Através do relato de Genesis 6.11-23, aprendemos que Noé vivia em uma época na qual a terra “estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência”, isto porque ao ser totalmente corrompida pelo pecado, a humanidade passou a ser completamente dominada pelo pecado, tornando-se completamente corrompida perante o Senhor, tornando-se assim alvo da ira de Deus.

O relato de Genesis 6 além de nos revelar a ira e a justiça de Deus, também nos revela a misericórdia de Deus em relação pecado do homem, uma vez que apesar de desejar exterminar a humanidade, o Senhor concede a Noé a sua benevolência (misericórdia).

Movido pela Sua misericórdia, o Senhor anuncia a Noé que o pouparia do diluvio que haveria de vir sobre a terra, lhe ordenando a construção de uma arca (v. 14-17) capaz de preservar parte dos animais que Ele havia criado. Estabelecendo assim, uma aliança com Noé que mudaria os rumos da humanidade (v.18-21).

Por conta de sua fé no Senhor, a ele transmitida pela pregação de seus antepassados, Noé ao ouvir o anúncio de Deus sobre uma iminente destruição do mundo, não teme a opinião das pessoas que lhe cercavam, antes, ele prefere obedecer a ordem que o Senhor havia lhe dado, fazendo tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado (v.22).

Comentando sobre fé demonstrada por Noé, Hernandes Dias Lopes comenta:

 

Noé ouviu a Palavra de Deus sobre o juízo que viria sobre o mundo pervertido e prontamente agiu para construir a arca. Ele não apenas escutou a voz de Deus, mas imediatamente se colocou a trabalhar. A fé produz obras. A fé que não age é uma fé morta. Noé demonstrou uma fé robusta, pois numa época em que a chuva ainda não havia caído sobre a terra, ele investiu cento e vinte anos para construir um imenso barco para salvar sua família e os animais. Noé não se deixou dissuadir pelas críticas dos oponentes. Ele ousou crer no impossível. (Comentário expositivo de Hebreus – Hernandes Dias Lopes, pag. 152; Ed Hagnos)

 

Que possamos nutrir em nosso coração a fé verdadeiramente bíblica, fé esta que nos é transmitida unicamente pelo estudo e pela pregação da palavra de Deus, pois somente através dessa fé, seremos de adorar ao Senhor da maneira que Ele deseja, assim como fez Abel; além de permanecer andando com Deus em meio a uma sociedade corrupta e obedecendo sempre a palavra de Deus.

Na semana que vem, daremos continuidade a esta série de estudos, onde passaremos a tratar dos versos 8 a 12 do capítulo 11 de Hebreus, analisando a vida de um dos principais heróis da fé: Abraão.

 

Que Deus abençoe sua vida.

Pastor Felipe Dias



Continua...

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page